Instituto TIM
13
set

Workshop presencial AWC traz soluções para evento na Fiesp, em São Paulo

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, os estudantes que participam do AWC vieram a São Paulo para participar do Workshop & Feira de Soluções. Este evento intermediário acontece no momento em que os time estão discutindo e aprimorando as soluções tecnológicas de suas startups.

Após a primeira Interação Online, momento em que decidiram se manteriam a trajetória e o mercado ou se “pivotariam”, os times agora têm que concentrar suas energias no desenvolvimento e no desenho de suas soluções. Os times participantes do AWC têm forte base tecnológica e são provocados a trazer soluções inovadoras para os problemas que atacam.

Dia 1: trabalho intenso e orientação de especialistas

No primeiro dia, os mais de 20 times se encontraram na Escola Politécnica da USP, onde a equipe AWC estava esperando para mais de 8 horas de trabalho. Adaptando a metodologia do Design Sprint, as equipes entenderam e definiram os requisitos de suas soluções, orientados de perto pelos coaches AWC e por especialistas convidados. O diretor do Instituto TIM, Marcio Lino, deu as boas vindas aos participantes, que vieram de vários estados do Brasil apenas para a ocasião.

Marcos, do time Ecomoney, explica a operação de sua startup de sustentabilidade para os outros times AWC e os especialistas convidados

Além de aprimorar os desenhos das soluções, o objetivo foi encontrar saídas criativas para os desafios de se colocar protótipos de alta tecnologia no mercado. O dia terminou com uma fala inspiradora de Mauricio Villar, fundador da Tembici, empresa de mobilidade urbana presente em 3 países. Convidado especial da equipe AWC, Mauricio compartilhou sua incrível trajetória, que tem muita afinidade com os participantes AWC: seu projeto começou na universidade!

A EdTech HelpUs trabalha em sua solução no 1º dia de Workshop

Dia 2: o desafio de se colocar no mercado

O domingo, segundo dia do Workshop, começou cedo na sede da Fiesp, na av. Paulista. A Equipe AWC, Marcio Lino, do Instituto TIM e Marcus Vinicius, do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp, aqueceram a conversa e motivaram os times para o momento mais aguardado do dia – a Feira de Soluções.

Equipe AWC, equipe CJE Fiesp, Representantes do Instituto TIM e startups finalizam sua participação no evento presencial

A convidada do dia foi Ana Levy, da plataforma de crowdfunding Kickante, que trouxe as melhores práticas para quem quer fazer esse tipo de iniciativa. Logo após, as equipes tiveram sua última interação com os coaches antes de se preparar para a Feira. 

Enquanto isso, no mesmo local estava acontecendo o evento “A Universidade como plataforma para o seu negócio”, realizada pelo AWC em parceria com o CJE Fiesp. Vários painéis foram feitos com empreendedores, especialistas em tecnologia, executivos de inovação e investidores-anjo.

Durante a Feira de Soluções, os estudantes mostraram a evolução de seus projetos em busca de parcerias, clientes ou investimento. Esse é o primeiro momento em que muitos dos times AWC apresentam sua startup! O desafio foi vencido com sucesso e o dia terminou com um fechamento da Equipe AWC, Instituto TIM e Fiesp e os próximos passo do programa. Afinal, tem muito AWC pela frente!