Instituto TIM

aaa21

O Brasil conta com diversos programas de incentivo à criação de empresas inovadoras de base tecnológica, mas a maioria foca em grupos de profissionais com certa experiência, já organizados em uma empresa. O programa Academic Working Capital apoia estudantes da graduação em fase de projeto de final de curso a desenvolver seu produto e conceber seu negócio – um período que não é atendido pela maioria das iniciativas de fomento.

Para participar, é preciso ter mais de 18 anos. Os grupos podem ter de 2 a 4 integrantes, e pelo menos um dos membros precisa estar na fase final da graduação, fazendo o TCC. Em 2017, em formato piloto, também puderam participar alunos de Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs). Os autores das propostas selecionadas recebem orientações e apoio para consolidar seu produto e constituir uma empresa.

As atividades e tarefas realizadas pelos grupos ao longo do programa são orientadas pelo conceito de empreendedorismo científico e pelas ideias-chave de AWC: o foco deve estar no processo, não na ideia; as hipóteses relacionadas à solução e ao produto devem ser provadas em campo, revisadas e repetidas; o teste do problema, da solução e do modelo de negócio são fundamentais.


Consulte o Edital de Chamamento 005/2017
Conheça os grupos participantes de AWC 2017

 

Assista ao hangout sobre o programa com o professor Marcos Barretto e o engenheiro mecatrônico Diogo Dutra, da Equipe AWC. Dúvidas? Entre em contato com a gente por e-mail (awc@institutotim.org.br) ou telefone (0800 770 5400 – a ligação é gratuita).